O que foi feito dos adultos
Eles que têm o dever de nos proteger, nos educar, nos ensinar a um dia sermos o que eles são hoje: adultos. Mas o que vejo é que hoje ser adulto é uma tarefa tão difícil que nem quem é sabe o que isso significa. Sei que um dia também serei adulto, e aí me questiono: como será que me comportarei? – isso, vislumbrando torturadores, estupradores, assassinos etc. A capa da revista Veja da semana passada fala sobre a maldade humana. Há algum tempo foi debatida a questão da redução da maioridade penal, tendo propostas para que mude de 18 anos, como é hoje, para 12 anos. Quem defende a idéia diz que os jovens, hoje, com o domínio da informação, têm maturidade e consciência sobre os próprios atos. Mas deixo uma questão: e os adultos, será que eles tem maturidade e consciência suficientes para assumir o que fazem? Se olharmos para a história, os jovens tendem a copiar hábitos dos adultos que têm como dever propiciar educação e formação moral, cívica e técnico-científica aos que ainda não chegaram a essa fase da vida. É fácil se indignar com as brutalidades compradas pela grande mídia, mas também temos que analisar e parar de moralismo no que se refere às barbáries cotidianas. Direito à saúde, à educação, ao lazer, à cultura, ao trabalho, à vida em comunidade. Todos temos esses direitos, e são os adultos que estão aí construindo Goiânia, Goiás, Brasil e o mundo. E o que eles esperam dos próximos adultos? Corrupção, prostituição e drogas, assassinatos, torturas, guerras? Eu, como um quase adulto, suplico: vamos tentar algo diferente!
http://v6.dm.com.br/impresso/7465/opiniao_do_leitor/33812,opiniao_do_leitor
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário